Plano de aula
Nome
da Escola: EMEF “Profª Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”
Professora:
Thiara Bernardo Dutra
Área:
Geografia
Tema
da Aula: Conhecendo o nordeste e suas sub-regiões
Público-Alvo:
7° ano
Duração:
3 aulas
Justificativa: a atividade proposta foi elaborada como forma de
encerramento do conteúdo curricular: A região nordeste e suas sub-regiões. Por ser
tratar de uma região muito rica cultural e naturalmente, mas que é
estigmatizada pela seca, miséria e subdesenvolvimento, resolvi mostrar por meio
de vídeos, imagens, reportagens e música, os dois lados dessa região, exaltando
suas belezas e potencialidades.
Objetivos:
· Compreensão do conteúdo trabalhado em sala;
· Entender o nordeste como uma região de contrastes;
· Conhecer suas potencialidades.
Desenvolvimento:
· 1ª aula: trabalhando a música “O último pau de arara”
(Luis Gonzaga) na versão de Fagner e Zeca Baleiro (nordestinos) para conhecer
um pouco mais sobre a realidade do Sertão e do povo sertanejo. Preparei o
material contendo a música e sete perguntas de interpretação sobre ela, o sertão
e o nordeste. Ouvimos, cantamos e respondemos as perguntas, depois fiz a correção
e explicação, com a participação de todos;
· 2ª aula: exibição de vídeos sobre o sertão e a seca, sobre
o rio São Francisco e a transposição e outro sobre as capitais nordestinas e suas
belezas naturais, mostrando as praias e riquezas naturais dessa região;
· 3ª aula: leitura dos comentários elaborados sobre os vídeos,
discussão e encerramento da matéria.
Avaliação:
· Ao trabalhar com a música foi feito uma interpretação do
texto com algumas perguntas;
· Elaboração de comentários sobre os vídeos assistidos, com
os seguintes questionamentos: o que mais te chamou a atenção? O que você mais gostou?
O quer você achou do nordeste? Você teria vontade de conhecê-lo? De cinco a dez
linhas.
Materiais utilizados: computador, internet, xérox, data show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário