quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Plano de aula

Nome da Escola: EMEF “Profª Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”
Professora: Thiara Bernardo Dutra
Área: Geografia
Tema da Aula: Conhecendo o nordeste e suas sub-regiões
Público-Alvo: 7° ano
Duração: 3 aulas

Justificativa: a atividade proposta foi elaborada como forma de encerramento do conteúdo curricular: A região nordeste e suas sub-regiões. Por ser tratar de uma região muito rica cultural e naturalmente, mas que é estigmatizada pela seca, miséria e subdesenvolvimento, resolvi mostrar por meio de vídeos, imagens, reportagens e música, os dois lados dessa região, exaltando suas belezas e potencialidades.

Objetivos:
·       Compreensão do conteúdo trabalhado em sala;
·       Entender o nordeste como uma região de contrastes;
·       Conhecer suas potencialidades.

Desenvolvimento:
·       1ª aula: trabalhando a música “O último pau de arara” (Luis Gonzaga) na versão de Fagner e Zeca Baleiro (nordestinos) para conhecer um pouco mais sobre a realidade do Sertão e do povo sertanejo. Preparei o material contendo a música e sete perguntas de interpretação sobre ela, o sertão e o nordeste. Ouvimos, cantamos e respondemos as perguntas, depois fiz a correção e explicação, com a participação de todos;
·       2ª aula: exibição de vídeos sobre o sertão e a seca, sobre o rio São Francisco e a transposição e outro sobre as capitais nordestinas e suas belezas naturais, mostrando as praias e riquezas naturais dessa região;
·       3ª aula: leitura dos comentários elaborados sobre os vídeos, discussão e encerramento da matéria.

Avaliação:
·       Ao trabalhar com a música foi feito uma interpretação do texto com algumas perguntas;
·       Elaboração de comentários sobre os vídeos assistidos, com os seguintes questionamentos: o que mais te chamou a atenção? O que você mais gostou? O quer você achou do nordeste? Você teria vontade de conhecê-lo? De cinco a dez linhas.

Materiais utilizados: computador, internet, xérox, data show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário