terça-feira, 11 de dezembro de 2012


"O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação precisam desbravar. Afinal, sabemos o poder da mídia. Sentimos esse poder nas nossas vidas. Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. Como diz Maria Luiza Belloni (2001), as imagens da mídia penetram nossa realidade, transformando-a, dando-lhe forma. No que concerne a essa questão, Maria Isabel Orofino nos ajuda, também, a entender o papel da escola nesse contexto. Segundo ela, a escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro de “muitas culturas, seja aquela de bagagem pessoal e da identidade dos diferentes alunos, alunas e professores, seja a cultura erudita que nela é ensinada, ou, ainda, a cultura popular regional do local onde a escola está situada” (OROFINO, 2005, p.40)." (Ambiente virtual e-proinfo p. 04.)

Atividade 4.3: Leitura, reflexão e discussão sobre a mídia na educação a partir dos apontamentos de Silvio Costa Pereira no texto “Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis” 

O texto de Silvio Costa Pereira, “Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis” é pontual quanto às questões pertinentes sobre mídia-educação. Uma vez que os meios de comunicação se tornaram os principais difusores de conhecimento e que atingem quase a totalidade da população, o autor chama atenção para a necessidade de desenvolver um senso crítico em nossos alunos, para que eles possam julgar e compreender o que lhe é oferecido. As mídias, principalmente a televisão e a internet, são hoje as grandes fontes de informação e entretenimento dos brasileiros, com destaque para os jovens, que acabam confundindo a ficção com as suas próprias realidades, deixando-se influenciar por tudo aquilo que é veiculado, sem questionar a procedência ou os porquês de certas informações.A escola, nesse momento, exerceria papel importante quanto à conscientização do uso dessas novas tecnologias. Trazendo-as para o ambiente escolar é uma forma de chamar a atenção dos alunos para o que eles gostam, e assim, desenvolver o senso crítico dos alunos sobre aquilo que eles vêem ou lêem, para que eles possam compreender o mundo a sua volta, e poder fazer suas próprias leituras de mundo. A escola deve se adequar às transformações ocorridas na sociedade e for capaz de ensinar aos alunos a agirem de forma consciente em relação às mudanças. Para a escola se adequar a essa nova configuração social, não basta apenas inserir as novas tecnologias, mas sim capacitar professores e ainda, ensinar aos alunos sobre essas tecnologias e as informações que elas veiculam. 

Thiara Bernardo Dutra

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