quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

RELATO DE EXPERIÊNCIA


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ao longo do 2º trimestre do ano de 2012, foi desenvolvido na EMEIF Dr. Orlindo Francisco Borges o projeto Musicalização na Educação Infantil, o qual contemplou a turma do Maternal II, crianças na faixa etária de 03 a 04 anos.   O projeto teve como objetivo principal desenvolver a sensibilidade, a criatividade, a socialização e o gosto artístico, valorizar vários gêneros musicais, oferecendo oportunidade para que as crianças façam descobertas auditivas e criações sonoras, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Dentre muitas atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, foram trabalhados vários conteúdos de forma lúdica e prazerosa utilizando-se de musicas variadas como, por exemplo, a música "O alfabeto da Xuxa” para trabalhar o alfabeto. Num primeiro momento cantei a música com as crianças, depois que as crianças conheceram a letra da música, esta por sua vez foi digitada e colada no caderno de leitura, onde todos puderam visualizar o alfabeto e apontá-lo com o dedinho. As crianças ficaram tão encantadas com essa atividade que, nos intervalos, cantavam e gesticulavam a música, cantavam em casa para a família, lembrando da letra trabalhada.

No laboratório de informática as crianças ouviram sons variados: natureza, de instrumentos musicais, apreciaram vídeos dos Barbatuques - grupo de percussão corporal, tiveram contanto com diversos instrumentos musicais, participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos; cantaram músicas diversas; exploraram, repetiram e reproduziram sons vocais e não vocais como: do próprio corpo, imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros; movimentaram-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados; brincaram de roda e outras brincadeiras cantadas, realizaram diversas atividades de artes para ilustrar algumas músicas, confeccionaram brinquedos com sucatas, além de “Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz... Também participaram de aula com professora de música e assistiram uma apresentação com alunos do Preservat. Foi uma delícia aprender brincando.
Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças tiveram a oportunidade de rever conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimentos, como: movimento, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática e artes visuais.

Maria Luzinete Cararetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário