PROJETO
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EMEIF Dr. ORLINDO FRANCISCO BORGES
Professora: Maria Luzinete Cararetto
Turma: Maternal II
JUSTIFICATIVA
Este
projeto é importante porque procura mostrar que o trabalho com músicas na
Educação Infantil, não é para que no futuro se tenha grandes talentos cantores,
mas que através da música possa despertar nas crianças o gosto pelos estudos e
pela permanência na escola como um espaço prazeroso,
alegre e feliz. Por isso, devemos dar à criança oportunidade de viver a música
incentivando-a a cantá-las, brincarem com elas.
OBJETIVOS:
Ter contato com música popular brasileira (Vinícius
de Mares e Tom Jobim...)
Ter contato com músicas infantis (Xuxa, Eliana,
Balão Mágico, Trem da Alegria...)
Ter contato com música Clássica (Mozart, Bach,
Bethoveen, Vivaldi e Chopin)
Reconhecer instrumentos
Ter contato com flauta doce
Identificar sons variados: natureza, de
instrumentos musicais...
Participar de brincadeiras, jogos cantados e
rítmicos;
Cantar músicas diversas;
Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não
vocais como: do próprio corpo, imitar sons da natureza, carros, aviões,
telefones, animais e outros;
Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com
ritmos variados.
Brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos,
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS
Cantar e dançar músicas infantis (utilizar
fantoches, desenhos, slides com diferentes sons no LIED)
Músicas trabalhadas na musicalização serão
associadas com os trabalhos em sala de aula
Apresentação da vida dos compositores através de
histórias com fantoches
Caixa com instrumentos musicais
Confecção de livro com ilustrações das crianças
Confecção de instrumentos musicais
Sons
graves/ agudos: voz fina e voz grossa
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
RECURSOS
Aparelho de som;
CD
Data show;
Câmara digital;
Computadores
PRODUTO FINAL
Gravação de Cd com as músicas cantadas
Exposição dos livrinhos produzidos
Apresentação (sarau)
AVALIAÇÃO
Avaliação irá ocorrer em todas as fases, desde seu início
com os contatos e sensibilização dos alunos, até a execução propriamente dita. Os
alunos serão observados durante todo o projeto através da observação, do interesse,
participação, realização das atividades.
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