quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PLANO DE AULA


PROJETO MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

EMEIF Dr. ORLINDO FRANCISCO BORGES
Professora: Maria Luzinete Cararetto
Turma: Maternal II

 JUSTIFICATIVA
Este projeto é importante porque procura mostrar que o trabalho com músicas na Educação Infantil, não é para que no futuro se tenha grandes talentos cantores, mas que através da música possa despertar nas crianças o gosto pelos estudos e pela  permanência na escola como um   espaço prazeroso, alegre e feliz. Por isso, devemos dar à criança oportunidade de viver a música incentivando-a a cantá-las, brincarem com elas.

 OBJETIVOS:

Ter contato com música popular brasileira (Vinícius de Mares e Tom Jobim...)
Ter contato com músicas infantis (Xuxa, Eliana, Balão Mágico, Trem da Alegria...)
Ter contato com música Clássica (Mozart, Bach, Bethoveen, Vivaldi e Chopin)
Reconhecer instrumentos
Ter contato com flauta doce
Identificar sons variados: natureza, de instrumentos musicais...
Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
Cantar músicas diversas;
Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: do próprio corpo, imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.
Brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos,

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS

Cantar e dançar músicas infantis (utilizar fantoches, desenhos, slides com diferentes sons no LIED)
Músicas trabalhadas na musicalização serão associadas com os trabalhos em sala de aula
Apresentação da vida dos compositores através de histórias com fantoches
Caixa com instrumentos musicais
Confecção de livro com ilustrações das crianças
Confecção de instrumentos musicais
 Sons graves/ agudos: voz fina e voz grossa
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração

RECURSOS
Aparelho de som;
CD
Data show;
Câmara digital;
Computadores

PRODUTO FINAL

Gravação de Cd com as músicas cantadas
Exposição dos livrinhos produzidos
Apresentação (sarau)

AVALIAÇÃO

Avaliação irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos alunos, até a execução propriamente dita. Os alunos serão observados durante todo o projeto através da observação, do interesse, participação, realização das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário